Grupos de Trabalho (GT)

GT 01. Dissidências de Gênero e Direitos Humanos

Ementa: Pretende reunir trabalhos e promover um espaço de socialização entre pesquisadorxs e demais interessadxs nos Estudos Feministas Queer em suas diversas interseções, priorizando discussões acerca das dissidências de gênero e dos direitos humanos.
Coordenadores:
Prof. Dr. Marcelo Henrique Gonçalves de Miranda (UFPE)
Profa. Dra. Dinamara Garcia Feldens (UFS)

GT 02. Diversidade Sexual e de Gênero nos Espaços Educativos

Ementa: Pretende reunir trabalhos e promover um espaço de socialização entre pesquisadorxs e demais interessadxs nos Estudos Feministas Queer em suas diversas interseções, priorizando as discussões da diversidade sexual e de gênero em espaços educativos.
Coordenadoras:
Profa. Dra. Ana Cristina Nascimento (UFRB)
Profa. Dra. Priscila Gomes Dornelles (UFRB)

GT 03. Gêneros: Transgressões, Enquadramentos e Violências

Ementa: Pretende reunir trabalhos e promover um espaço de socialização entre pesquisadorxs e demais interessadxs nos estudos feministas queer em suas diversas interseções, priorizando as discussões sobre transgressões, enquadramentos e violências de gênero.
Coordenadores:
Profa. Dra. Maria Aparecida souza Couto (FAMA/SEED)
Prof. Dr. Marco Arlindo Amorim Melo Nery (IFS)
Profa. Dra. Chirlaine Cristine Gonçalves (IFS)

GT 04. Linguagem, Gênero e Sexualidade: Interfaces Políticas a partir das Margens

Ementa: Pretende reunir trabalhos e promover um espaço de socialização entre pesquisadorxs e demais interessadxs nos estudos feministas queer em suas diversas interseções. Sob esse horizonte, este grupo de trabalho objetiva, mediante a congregação de múltiplas vozes de interface entre os saberes contemporâneos emergentes dos estudos da linguagem e aqueles advindos dos muitos campos que investigam gênero e sexualidade, desvelar os modos como o discurso integra regimes de verdade e/ou de contestação sobre diferentes performances desempenhadas no interior de práticas sociais travadas nos mais variados espaços de sociabilidade.
Coordenadores:
Prof. Dr. Iran Ferreira de Melo (UFRPE)
Prof. Me. Danillo da Conceição Pereira Silva (UFS)

GT 05. Mídias Digitais, Práticas Culturais e Dissidências de Gênero

Ementa: Pretende reunir trabalhos e promover um espaço de socialização entre pesquisadorxs e demais interessadxs nos estudos feministas queer em suas diversas interseções, priorizando as discussões sobre mídias digitais, práticas culturais e dissidências de gênero.
Coordenadores:
Prof. Dr. Marcos Ribeiro de Melo (UFS)
Prof. Dr. Sérgio Lima dos Santos (IFS)

GT 06 – Diversidade de gênero e sexual: espaços formativos múltiplos e a construção das subjetividades

Ementa: Este GT pretende dialogar sobre trabalhos de pesquisa e relatos de experiência que se enveredem nos estudos feministas queer priorizando debates como a produção dos diferentes espaços formativos envoltos nas questões de gênero e sexualidade, as potencialidades dos artefatos culturais como dispositivos de constituição dos sujeitos e o exercício do ativismo como processo formativo de resistência ao modelo cisheteronormativo.
Coordenadores:
Prof. Dr. Marcos Lopes Souza (UESB)
Prof. Dr. Alfrancio Ferreira Dias (UFS)

GT 07. Múltiplos Corpos, Múltiplos Gêneros: Saúde, Esporte e Mundo do Trabalho

Ementa: Pretende reunir trabalhos e promover um espaço de socialização entre pesquisadorxs e demais interessadxs nos estudos feministas queer, priorizando as discussões sobre múltiplos corpos e gêneros no campo da saúde, esporte e do trabalho.
Coordenadoras:
Profa. Dra. Silmere Alves Santos (UFGO)
Profa. Dra. Maria Helena Santana Cruz (UFS)
Profa. Dra. Maria Silene da Silva (IFS)

GT 08. Estudos Queer, Relações Étnico-raciais e Religiosidades

Ementa: Pretende reunir trabalhos e promover um espaço de socialização entre pesquisadorxs e demais interessadxs nos estudos feministas queer, priorizando as discussões sobre estudos queer, relações étnico-raciais e religiosidades.
Coordenadoras:
Profa. Dra. Joanice Conceição (UFF)
Profa. Dra. Francisca Verônica Cavalcante (UFPI)
Profa. Me. Paula Cristina Silva (UFVJM)

GT 09. Estudos Queer: Literatura, Música, Cinema e Subversão

Ementa: Pretende reunir trabalhos e promover um espaço de socialização entre pesquisadorxs e demais interessadxs nos estudos feministas queer. A partir da produção cinematográfica e literária, vamos discutir e refletir sobre as contribuições artísticas acerca dos estudos feministas e queer. Como cineastas e escritores, em suas subversões, nos ajudam a inserir esses estudos em nosso cotidiano e a a desconstruir versões estereotipadas, e motivando discussões sobre as práticas que escapam da heteronormatividade.
Coordenadores:
Profa. Dra. Elza Ferreira Santos (IFS)
Prof. Me. Gilvan da Costa Santana (IFS)

GT 10. Políticas Públicas, Travestilidades e Transexualidade.

Ementa: Pretende reunir trabalhos e promover um espaço de socialização entre pesquisadorxs e demais interessadxs nos estudos feministas queer, priorizando as discussões sobre políticas públicas, travestilidades e transexualidade.
Coordenadores:
Prof. Dr. Rodrigo Dornelas (UFS)
Prof. Dr. Manoel Messias Rodrigues Santos (IFS)

Conferência Internacional de Estudos Queer

Desfazer gênero: performatividades e epistemologias feministas queer