Bem-vindo ao CONQUEER!

A CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE ESTUDOS QUEER - ConQueer, pretende explorar as várias dimensões que as epistemologias feministas queer nos oferece para pensarmos e analisarmos a dinâmica das relações sociais em diversos contextos socioculturais em que se manifestam. Nesse momento, o olhar acadêmico tende a deslocar-se para diferentes realidades, em busca de inspiração teórico-metodológica e ativista de enfrentamento ao momento obscuro que estamos vivendo no Brasil. Ataques como os manifestados contra a participação da professora e pesquisadora Judith Butler em eventos acerca dos Fins da democracia e, mais recentemente, os ataques vergonhosos ao professor Leandro Colling (UFBA), nos encorajam a progredirmos nos estudos lésbicos, gays, trans e queer.

As reflexões que se pretende desenvolver serão extremamente relevantes porque são sintomáticas de mudanças importantes no campo acadêmico, traduzem a transformação na agenda de pesquisa em vários campos do saber onde se situam os autores e os novos caminhos de natureza metodológica, perceptíveis no modo de construir perguntas e de reunir evidências empíricas. São considerações que deixam entrever a existência de outras maneiras de apreender a realidade que se transforma todos os dias.

ConQueer almeja dialogar com todos porque só o diálogo constrói acadêmico e culturalmente. Em momentos de intolerância, urge falar de diversidades, de respeito e de solidariedade. Para isto, a construção e promoção de conhecimentos se fazem mais do que nunca necessários. Só com o conhecimento podemos entender que não se trata de pôr fim a família tradicional, mas de ampliar o conceito de família, não se trata de pôr fim uma normatividade social como a heterossexualidade mas de reconhecer que existem outras normativas tão legítimas quanto esta. ConQueer é oportuno para mostrar que essas outras normativas são também formas de relacionar-se, de desejar e de interferir no mundo. Esses relacionamentos, desejos e interferências sempre existiram, agora é necessário assegurar o direito de estar no mundo com visibilidade.

Assim, segue o convite para o diálogo em prol do avanço científico e da promoção de novas compreensões teóricas e metodológicas em torno dos estudos lésbicos, gays, trans e queer. A Universidade Federal de Sergipe e o Instituto Federal de Sergipe convidam todxs a um momento de reflexão e de produção de conhecimento.

Objetivos
 
•    Problematizar como a sexualidade, em interação com outros marcadores sociais da diferença, atuam na tessitura dos processos sociais, constituindo uma potente estratégia para compartilhar dificuldades em inserir as interpelações epistemológicas, teórico-conceituais, metodológicas e políticas aportadas pelo queer nos eventos já existentes no Brasil e no exterior;
•    Fortalecer os núcleos de estudos de gênero e feminismo na região Nordeste;
•    Promover um espaço de socialização entre pesquisadorxs e demais interessadxs nos Estudos Feministas e Queer em suas diversas interseções;
•    Estimular o fomento, a divulgação e o intercâmbio de informações, pesquisas e ações dos núcleos e grupos de pesquisa na comunidade científica;
•    Incentivar a formação de novos Núcleos de Estudos Feministas que abordem questões queer;
•    Fortalecer os processos de capacitação de professorxs, estudantes, gestorxs públicxs, viabilizando a inclusão da perspectiva dos estudos feministas e queer em suas ações futuras; 
•    Estimular a produção do conhecimento implementando estudos e pesquisas feministas e de estudos queer em Sergipe
Publico Alvo
 
O público alvo desse evento são pesquisadores(as) da temática, que é multi e transdisciplinar e alcança todas as áreas do conhecimento; estudantes de graduação e de pós-graduação; participantes de Núcleos ou Grupos de pesquisa sobre a temática; professoras(es) e demais profissionais das Redes Públicas, Municipal, Estadual e Federal da educação básica; gestoras(es)  de políticas públicas e ativistas.
Participantes, algumas datas relacionadas as atividades do eventos devem ser observadas. Limite de inscrição, envio de trabalho, divulgação de resultado, entre outros. Não perca nenhum prazo! Abaixo estão as principais datas do evento.

Inscreva-se agora!

5 + 4 = ?

Entrar
(Sou cadastrado)

Já sou cadastrado / Área do Participante

Na área do participante você poderá:
- Efetuar pagamento em cartão ou boleto.
- Submeter e acompanhar resultado de trabalhos e propostas.
- Acessar e ou atualizar dados da inscrição entre outras opções.

Inscreva-se
(Não sou cadastrado)
(Esqueci minha senha)
Trabalhos

Confira os prazos

Submissão do trabalho: 05/03/2018;
Limite para envio de correção (apenas para os trabalhos avaliados como "necessita de correção"): 14/03/2018;
Resultado final: 20/03/2017.
Inscrições

Prazos de Inscrições

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 27 de março de 2018, às 23h e 59min (horário de Brasília).
Alertamos para os prazos de chamada promocionais.

1ª chamada: 08/02/2018
2ª chamada: 28/02/2018
3ª chamada: 16/03/2018
4ª chamada: 27/03/2018
 
Evento

Realização do Evento

O evento será realizado na Universidade Federal de Sergipe - UFS
Certificados e ANAIS

Emissão

DATA DE ENTREGA DE CERTIFICADOS: Os certificados serão disponibilizados em apenas 15 dias úteis após o encerramento do evento. 
PUBLICAÇÃO DE ANAIS: O pagamento da inscrição do autor principal e coautores são obrigatórios para que os trabalhos sejam publicados nos anais. Os ANAIS do evento estarão disponíveis em até 45 dias úteis.

Conferência Internacional de Estudos Queer

Desfazer gênero: performatividades e epistemologias feministas queer